Apendicite | Quais os sintomas e o tratamento.

Gente, trouxe esse assunto pro blog porque é muito importante ter essas informações, para que se possa tomar as providências necessárias se caso acontecer casos na sua família ou até mesmo com você !

Apendicite é o uma inflamação do apêndice, quadro que tem como principal sintoma uma grande dor abdominal. É, em geral, uma emergência médica que necessita de cirurgia. Se não tratado logo, há risco ruptura e infecção generalizada. A apendicite pode ocorrer em qualquer faixa etária mas é mais comum em adolescentes e adultos jovens.

Por que o apêndice inflama ?


Localização do apêndice
O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura com as fezes. O seu grande problema é ser a única área de todo o trato gastrointestinal que tem um fundo cego, ou seja, é um tubo sem saída, como um dedo de luva. Qualquer obstrução à drenagem do muco faz com que o mesmo se acumule, causando dilatação do órgão. Conforme o apêncide vai esticando, se inicia uma compressão dos vasos sanguíneos e necrose da sua parede. O processo pode se agravar até que se rompa do apêndice, o que é chamado de apendicite supurada.




Sintomas


Os sintomas mais comuns dessa inflamação são: dores abdominais que geralmente começam acima do umbigo e se espalham para o abdome inferior direito, náuseas, vómitos, dilatação (inchaço), dor na região do apêndice quando é precionado, febre ligeira, incapacidade de eliminar gases, mudança anormal do hábito de ir ao banheiro. Evite tomar analgésicos antes de consultar o médico, pois estes medicamentos podem mascarar (esconder) os sintomas de apendicite e tornar o diagnóstico mais complicado.
Tratamento

O tratamento consiste em remover órgão inflamado. A cirurgia, denominada como apendicectomia, deve ser realizada o mais rápido possível para diminuir o risco do apêndice se romper. Se a suspeita de apendicite é grande, muitas vezes o cirurgião aconselha a remoção do apêndice, mesmo que o ultra-som ou a tomografia computadorizada não consiga confirmar o diagnóstico. A recomendação do cirurgião reflete o perigo de um possivel apêndice rompido, o que pode pôr em perigo a vida, enquanto a cirurgia dispõe de um risco relativamente baixo.

Prognóstico

As Pessoas que se fazem a cirurgia, muitas vezes ficam no hospital dois ou três dias (se houver uma ruptura do apêndice). Aqueles que permanecem apenas por uma apendicectomia, normalmente recuperam-se completamente rápido . Em casos de ruptura doórgão, a internação geralmente demora mais tempo.

Mata ? Sim a apendicite pode Matar!


Embora seja raro, mas uma pessoa pode vir a falecer de apendicite se o apêndice se romper e a infecção se generalizar por todo o abdômen e sangue.
Por isso é super importante ficar atento nas dores abdominais que as vezes parecem não ser nada. Tratar esse tipo de complicação rapidamente é essencial. Espero ter sido clara no assunto.




0 comentários:

Postar um comentário